Wednesday, August 16, 2023

Game Design - ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha. (CAYO Ilustrações/ JoyGG Game Studio)


ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha


Iniciando o seu desenvolvido em 2022 durante o Programa de Aceleração - VAI TEC GAMES promovido pela ADE SAMPA. (Agência São Paulo de Desenvolvimento), ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha é um jogo de ação e aventura 2D, onde você controla ANI - uma jovem afro punk brasileira, reencarnada como uma das 7 Sacerdotisas do Antigo Egito reunificado.

Confira abaixo o Teaser Trailer do protótipo que foi desenvolvido durante dois meses e meio de aceleração:


GÊNERO
Ação & Aventura 2D.

PÚBLICO ALVO
Jogadores a partir dos 10 anos de idade.



ENREDO

Conta-se que nas antigas tribos de um Antigo Egito reunificado, existiam sete sacerdotisas - uma para cada tribo, cujos segredos eram costurados sobre um pedaço de pano, em forma de brasões.

Cada tribo era protegida por um guardião. Das Sete Tribos da Dinastia Núbia, apenas uma era protegida pela própria sacerdotisa.



ROTEIRO

A premissa do jogo é dividida entre um país e um continente: Brasil e África.

Sendo uma garota plural, ANI é Grafiteira, dançarina de Break, amante da Cultura Hip-Hop e boa de fliperama! Nas horas vagas, participa dos ensaios da Escola de Samba local como uma Porta-Bandeira juvenil.

Ao iniciar o jogo, no Brasil, o jogador será convidado a interagir com a rotina de ANI - uma jovem de 19 anos que mora com sua mãe solo no bairro da Liberdade - próximo ao centro da Cidade de São Paulo e que, sonha em ser cantora.


Até que um acidente premeditado, mudará o seu destino para sempre...


GAMEPLAY

No Brasil, cada uma das suas ações, terá um tipo de jogabilidade que mudará o sistema de controle como por exemplo: fazer grafite sobre o muro da metrópole, dotes culinários ao preparar o jantar africano com os vegetais colhidos no fundo do jardim de sua casa e disputas acirradas em máquinas de Arcade.


Ao ser transportada para o Antigo Egito reunificado, ao invés de lanças, espadas e punhais, a jovem sacerdotisa ANI NÚBIA usará uma única arma: a sua voz sobrenatural.

Seus gritos remitem descargas elétricas que neutralizam inimigos, habilitam portais, ativam a movimentação de plataformas e outras surpresas.

Cada um dos gritos, possui uma cor que corresponde a um tipo de descarga elétrica emitida pela voz de ANI, que pronuncia algumas palavras mágicas em Ioruba como:


HA-BEN
. (Que significa "Coragem")



I-WA. (Que significa "Caráter")

O ataque de uma determinada cor, só surtirá efeito se for atingir uma criatura tenha algum elemento com a cor correspondente. Portanto, jogue com sabedoria!

Ao longo da aventura, o Sistema de Gameplay contará com batalhas dinâmicas, momentos de exploração e quebra-cabeças.



MAS COMO SE JOGA?


Com o JoyCon ou o Controle Tradicional do Nintendo Switch:
*Direcional Digital/ Analógico: Andar/ Correr
*Botão Y: Grito fraco
*Botão X: Grito médio
*Botão A: Grito alto
*Botão B: Pulo
*Botão ZL: Interagir
*Botão ZR: Grito especial




Com o Controle do XBOX:
*Direcional Digital/ Analógico: Andar/ Correr
*Botão X: Grito fraco
*Botão Y: Grito médio
*Botão A: Grito alto
*Botão B: Pulo
*Botão ZL: Interagir
*Botão ZR: Grito especial



Com o teclado do Computador de Mesa ou Notebook:
*Botões A e D: Andar/ Correr
*Botão J: Grito fraco
*Botão L: Grito médio
*Botão K: Grito alto
*Botão Espaço: Pulo
*Botão E: Interagir
*Botão Q: Grito especial


INIMIGOS
Assim como os personagens, os inimigos desenhados e pintados a mão são baseados nas entidades mitológicas do folclore africano à exemplo de SINKINDA - que é a personificação do Vampirismo. (que se alimenta da energia vital das pessoas) 

ÁREA TÉCNICA

ESTILO ESTÉTICO
Em Cel-Shading, os personagens 2D desenhados e pintados a mão irão explorar cenários tridimensionais pré-renderizados sob a progressão lateral de tela.


Desenvolvido com a Unity, a arte do jogo mescla:

Cenários 3D compostos por gráficos poligonais com efeitos de luz realistas e aplicação de texturas pré-renderizadas.

Personagens desenhados e pintados a mão em Cel-Shading com as técnicas do Mangá - Histórias em Quadrinhos Japoneses.

Alguns elementos visuais como objetos e legendas são compostos em Pixel-Art.


DIREÇÃO DE ARTE
O visual tem a referência das cores da Arte Tansiana, a estética dos Animes de Hayao Miyazaki e a arte cubista de Pablo Picasso.

TRANSIÇÃO


EU VI ISSO


(...) SE TRANSFORMAR NISSO


Em apenas dois meses e meio, um protótipo foi desenvolvido pela equipe de produção durante o Programa de Aceleração VAI TEC GAMES promovido pela ADE SAMPA. A equipe JoyGG Game Studio criou duas fases de teste - uma composta por cenários 2D pixelados e a outra, composta por ambientes tridimensionais.


SONOPLASTIA

Para "bombar" no seu estéreo! 

Composta por João Fahl. (DJ & Consultor Musical), a trilha sonora central do game se iniciou com o processo de inspiração e territorialidade da personagem.

Outras instrumentais foram produzidas por Mago Látex. (Produtor mineiro de Rap, que colaborou com alguns grupos underground dos anos 90 e assina a criação de trilha sonora para peças teatrais e produções audiovisuais) 

A equipe mapeou alguns dos cenários para que a acústica acompanhasse a essência de cada ambientação em produção.

Músicas cantadas e Ecos nostálgicos da Era 16-Bits!

Durante o percurso do game, a arte musical passeia desde os ritmos da Cultura Hip-Hop até o frenesi da Música Eletrônica proposital, com mescla de estilos que englobam a diversidade e ancestralidade como o Samba, o Blues e o Afrobeat.

A trilha cantada tem as composições dos MC's brasileiros Ríncon Sapiência, MC Soffia, TenguSensei e outros convidados.

Todos os diálogos são dublados e legendados em Português brasileiro. O game também terá suporte para outros idiomas.

Os efeitos sonoros homenageiam os clássicos dos consoles de 16-Bits.

As mudanças de estágios receberão introduções específicas, capturadas pela dimensão dos ambientes para não promover ao jogador, a fadiga auditiva.

JoyGG GAME STUDIO

Sendo parte do Estúdio de Criação - CAYO Ilustrações & Comunicação, o JoyGG Game Studio é formado por um time multidisciplinar que compõe as diferentes áreas de atuação essenciais para a criação do primeiro jogo - ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha e outros projetos em desenvolvimento.


CAYO Eduardo
Produtor
Roteirista
Diretor de Arte
Agente de Pesquisa

FRANSCISCO Borin
Game Designer
Artista 3D
Tech-Artist

KENNEDY Vinícius
Programador
Diretor Técnico

JOÃO Fahl
Videomaker
Sound Designer
Compositor Musical

ANDRÉ Del Nero
Agente de Pesquisa
Advogado




LINHA DO TEMPO


POR QUÊ NÓS PRECISAMOS DE UMA PUBLICADORA?

Financiamento
(Funding)

Apoio de Marketing
(Marketing Suport)

Portabilidade
(Porting)

Controle de Qualidade e Localização
(QA & Localization)

Suporte de Plataforma
(Platform Holder Support)



APOIADORES PARCEIROS


SAMPA GAMES/ ADE SAMPA/ Cidade de São Paulo

A ADE SAMPA apoia o empreendedorismo da Cidade de São Paulo através dos Programas de Aceleração, Cursos, Centros de Treinamentos e outras oportunidades para desenvolver o seu negócio.

A participação do Estúdio de Criação - CAYO Ilustrações em um dos Programas de Aceleração da SAMPA GAMES por VAI TEC, foi fundamental para alavancar a construção do time de profissionais por trás do desenvolvimento do game
ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha, como essencial para o reconhecimento e fortalecimento nacional do Setor de Jogos Eletrônicos no país.
Sites:



PLAYBOR

Sendo uma das primeiras pré-aceleradoras com foco em games, a Playbor é uma ponte entre os estúdios brasileiros desenvolvedores de games e as aceleradoras de games globais.

Os fundadores, consultores e mentores da Playbor foram oficialmente contratados pela ADE SAMPA para aplicar a metodologia do Programa de Aceleração da primeira edição da SAMPA GAMES e principalmente, pela consolidação do programa no calendário de aceleração da agência de desenvolvimento de negócios. Um dos mentores da Playbor - Marcelo Freitas foi fundamental para intermediar a organização e o cronograma técnico de atividades para que o desenvolvimento do protótipo do game ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha fosse concluído com maestria dentro do período de dois meses e meio. 




AEMC - Associação Educacional Maria do Carmo

Fundada em 2015, a AEMC - Associação Educacional Maria do Carmo é uma instituição brasileira, que atua em diferentes áreas da Cultura, Educação, Esporte, Cidadania e Assistência Social. Comprometida com o futuro de uma sociedade mais humana e solidária, hoje, a AEMC desenvolve mais de 7 projetos sociais para reconstruir um novo caminho de oportunidades.



spice studios

A Produtora de Computação Gráfica 3D, Motion Design e Produções Audiovisuais desenvolve trabalhos para Santander, Brahma, BIC, HBO, TIM, Badoo, Carrefour e outras grandes marcas. Em parceria com um dos membros da equipe da JoyGG Game Studio, atualmente, a spice studios está desenvolvendo Metazoo - um game de realidade virtual que traz um zoológico no metaverso. Inspirado nas mecânicas de Pokémon Snap, em Metazoo, o jogador deve visitar as diferentes regiões do Cerrado para recriar os animais do zoológico local. Portando uma câmera fotográfica, o historiador deve tirar os melhores retratos turísticos.


Sanatório Produções

Sanatório Produções é uma produtora independente que trabalha com os 5 Elementos da Cultura Hip-Hop. (MC - DJ - Break - Grafite - Conhecimento) que funciona como um estúdio de produções audiovisuais localizado no Município de Osasco, um selo fonográfico para um conglomerado de artistas de Rap, um programa transmitido no Youtube e uma estação de Rádio local. A equipe de desenvolvimento executa as gravações da trilha sonora e efeitos sonoros no estúdio desta produtora.


*Foto de João Ferreira Nobre.

TenguSensei

MC (Mestre de Cerimônia) atuante na Cultura Hip-Hop brasileira desde os saudosos anos 90, Grão-mestre TenguSensei é o codinome artístico de Cayo Eduardo - Empresário da CAYO Ilustrações e um dos fundadores do JoyGG Game Studio. Transitando entre dizeres budistas e ensinamentos das artes marciais da terra do sol nascente em instrumentais abstratas, TenguSensei assina parte das composições poéticas da trilha sonora de ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha à exemplo de Cabelo Fuá - a música que abre a cena não-interativa do game.
       



DEMO DO PROTÓTIPO

Atualmente, o game ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha está com apenas 7% do desenvolvimento concluído. Para colher feedbacks dos jogadores, o JoyGG Game Studio disponibilizou na rede, uma demo do protótipo com a implementação central do Sistema de Gameplay para que o time de desenvolvimento possa refinar e aperfeiçoar a versão final do game.

Clique AQUI para fazer o download, experimente a demo do protótipo com qualquer uma das opções de controles suportados.


0 comments:

Post a Comment